A experiência de Santo André, breve avaliação

Esses são os resultados do trabalho excepcional realizado entre maio e setembro por sete escolas do Ensino Fundamental e três Creches da rede pública de ensino na Cidade de Santo André que integraram o projeto “Educação para a Mobilidade”.

Entre 15 e 25 de setembro, foi encaminhado um questionário de avaliação para todos os docentes e diretores que participaram do processo de formação e do desenvolvimento de atividades, com base no uso dos livros distribuídos para os alunos do 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental. Esse material foi utilizado também, de modo adaptado, pelas crianças da Creches.

Dividido em duas partes, o questionário tinha por objetivos: (a) avaliar a proposta de formação presencial e à distância e (b) avaliar o uso e leitura do material, tanto por alunos como por professores. Além de questões fechadas objetivas, solicitou-se comentários abertos sobre a experiência e observações de cada participante.

Os resultados consolidados, apresentados a seguir, indicam que

1) os encontros presenciais serviram para fundamentar a ação pedagógica posterior, atualizando o conhecimento dos docentes sobre a dimensão do problema social, econômico e humanos que são as mortes de lesões no trânsito. Os encontros reforçaram a troca de experiências entre os participantes, e isso foi citado como um dos pontos fortes da formação, assim como

“o cruzamento da Mobilidade com a Saúde e a conscientização dos direitos de alunos e pais por uma cidade mais segura e, mais do que isso, a reivindicação para a conquista dessa cidade mais segura, foram pontos fortes”

Os encontros poderiam ser aperfeiçoados, porém, com mais tempo disponível e a inclusão de maior número de atividades práticas.

2) a teleconferência foi considerada positiva e complementou os conteúdos dos encontros presenciais, mas apresentou limitações tanto em termos de conectividade como de horário incompatível para vários professores. Quem participou da teleconferência, destacou que a condução poderia ser mais interativa e aberta a toda a comunidade escolar interessada.

3) o uso e leitura dos livros pelos alunos facilitou, como esperado, o engajamento das crianças com o tema.

“Os alunos apontaram as reais dificuldades que enfrentam na mobilidade do bairro, salientaram também a violência no trânsito local, relatando inclusive o uso de bebidas como fatores contribuintes para vários acidentes.”

“Os alunos adoraram o livro, as cores e as histórias que levaram a leitura até o final. Eles relataram várias experiências com acidentes de trânsito de algum parente ou familiar.”

4) por último, o processo promoveu a reflexão sobre o entendimento e prática de cada docente, participante também do cotidiano do trânsito na cidade

“A formação contribuiu para repensar a inserção do tema “trânsito” como algo essencial na escola, como algo que necessita de maior atenção e destaque em nossas práticas.”

“O projeto realmente tocou a todos, muitos foram os nossos questionamentos e reflexões, as discussões com os alunos surtiram muito efeito, pois comentaram sobre atitudes erradas e que precisavam ser mudadas, portanto podemos considerar que não somos mais os mesmos, os cuidados são muitos e com certeza faremos a diferença.”

Lidos com atenção, os resultados da avaliação são fortemente positivos e revelam várias pistas de como pode ser enriquecido e fortalecido ao longo do tempo. Nada teria sido possível sem a receptividade e abertura que os professores da rede pública de educação de Santo André demonstraram desde o princípio: a imediata compreensão de que estamos lidando com um fenômeno grave e urgente da vida de todas as crianças e da comunidade escolar. A criatividade que se confirmou na apresentação dos trabalhos de conclusão do projeto é a prova final de que a função mobilizadora das idéias e propostas do projeto alcançaram sucesso.


 

Anúncios

Publicado por

biavati

Sociólogo, escritor, palestrante e consultor em segurança no trânsito, promoção de saúde e juventude.

Um comentário em “A experiência de Santo André, breve avaliação”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s